Fonoaudióloga é nomeada para presidência da Fundhacre
02/11/2024
Sóron Steiner vai substituir Ana Beatriz de Assis Souza, que foi exonerada no dia 18 de outubro. Fonoaudióloga Sóron Steiner é nomeada nova presidente da Fundhacre
Arquivo pessoal
Em edição extra no Diário Oficial do Estado dessa sexta-feira (1º), o governador do Acre Gladson Cameli, nomeou a fonoaudióloga Sóron Angélica Steiner para assumir a presidência da Fundação Hospital do Acre (Fundhacre). Ela substitui Ana Beatriz de Assis Souza, que foi exonerada no dia 18 de outubro.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Desde a saída da enfermeira, que foi nomeada no mesmo dia para o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, estava respondendo cumulativamente pela presidência da Fundhacre, sem remuneração adicional.
Sóron é servidora concursada da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e estava no cargo de diretora de Regulação da Sesacre. Já atuou como coordenadora Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesacre.
Em 2022, a nova presidente da Fundhacre, atuava como gerente de assistência do Centro Especializado em Reabilitação da Fundhacre.
Saída da presidente anterior
Ana Beatriz foi exonerada da Fundhacre e secretário Pedro Pascoal acumulou função até o momento
Divulgação
A exoneração de Ana Beatriz aconteceu no dia 18 de outubro, após uma onda de manifestações dos pacientes renais contra a desativação do setor de nefrologia do hospital. Na última terça-feira (15), os paciente que utilizavam o setor, se aglomeraram em frente ao antigo prédio, pedindo o retorno do atendimento no local.
Na época, Ana Beatriz informou que os pacientes foram remanejados por conta de problemas com a empresa que faz a entrega de insumos para a realização da hemodiálise.
Posteriormente os pacientes renais voltaram a protestar e fecharam um trecho da BR-364, em Rio Branco. A manifestação causou engarrafamentos no início da manhã no trecho que dá acesso ao hospital e ao bairro Pedro Roseno. A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre também convocou uma reunião com Ana Beatriz e o secretário de Saúde para prestar esclarecimentos sobre o caso.
Ana Beatriz estava no cargo desde o dia 9 de abril, quando saiu da diretoria de regulação e redes de atenção à saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para ocupar o cargo de Presidente da Fundhacre. Ela substituiu o presidente João Paulo Silva e Silva, que saiu do cargo e foi nomeado para o cargo em comissão do grupo de direção e assessoramento especial.
LEIA MAIS
Após seis meses, presidente da Fundhacre é exonerada do cargo e nomeada no Imac
Pacientes denunciam desativação do setor de nefrologia da Fundhacre; órgão diz que eles foram remanejados
Pacientes renais protestam em frente à Fundhacre e trânsito fica congestionado na BR-364
Eleições 2024: Governo anuncia troca de gestores na Fundhacre e Iteracre
Deputados querem solução para o setor de nefrologia da Fundhacre
Vídeos: g1